17 MAI 2025
O Rio Grande do Norte se despede neste sábado (17) da grande figura emblemática do Seridó: Dona Anunciada Maia, 97 anos. Mãe da minha querida amiga Zilnê Maia.
Nascida em 6 de setembro de 1927, no sertão potiguar, Dona Anunciada foi uma mulher além do seu tempo, mas no seu tempo exato. “Foi com ela que aprendi tudo o que carrego comigo: a simplicidade das ações, a força nos momentos difíceis e o valor das pequenas coisas”, descreve o filho João Maia na difícil despedida.
João Maia carrega o lado empreendedor e político da família. É bem sucedido economista e deputado federal que preside o PP no RN. Dos filhos de Dona Anunciada também na vida pública: senadora Zenaide Maia, deputado distrital Agaciel Maia e Gaubê Maia, ex-prefeito de Jardim de Piranhas.
Dona Anunciada conduziu a educação dos filhos, todos estudiosos, cultos e bem-sucedidos. Na Fazenda Bom Lugar, em Jardim de Piranhas, onde o clã Maia costuma se reunir, Dona Anunciada era a alma da casa. Com bravura, sem nunca perder a doçura, acolhia todos com o mesmo carinho e sabedoria que moldaram o respeito irrestrito de seus descendentes. Ali, mais do que um refúgio, ela cultivou memórias, princípios e raízes profundas.
Com bem descrever João Maia, a matriarca da família deixa exemplo de vida pautada pela fé, pela dignidade e pela força das pequenas coisas. Seu falecimento ocorre “no mês de Maria, mês das mães e da devoção, e no centenário da canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus, a santa das rosas, símbolo que bem poderia representar Dona Anunciada: firme como o caule, terna como a flor”.
Descanse em paz com o dever cumprido em terra, Dona Anunciada. Meu fraterno abraço também no querido amigo Robson Maia, o neto da avó amada, sua querida mãe Odete, para as queridas Zoraide e Déa, filhas da mulher que deixou legado de firmeza e amor.
Autor(a): BZN