12 MAI 2025
O Papa Leão XIV se reuniu nesta segunda-feira (12), na Sala Paulo VI, com jornalistas de todo o mundo. Não dispensou fala de texto escrito. Inteligente e culto, o pontífice sabe que não pode errar, principalmente nestes tempos de interpretações maldosas sobre declarações. E não cair em armadilhas. Significado de responsabilidade.
Discorreu palavras de gratidão, esperança e firme defesa da liberdade de expressão. O líder da Igreja Católica aproveitou a ocasião para reforçar o papel essencial da imprensa na construção da paz e da justiça social, condenando a cultura da agressividade e da desinformação.
“Jesus proclamou: bem-aventurados os pacificadores”, lembrou o Papa ao abrir sua fala, reconhecendo o trabalho dos profissionais da mídia em tempos que classificou como “um tempo de graça” para a Igreja. Em tom sereno, mas firme, lançou um apelo: “Levar avante uma comunicação diferente, que não busque o consenso a todo custo, que não se revista de palavras agressivas”.
Em um dos trechos mais fortes do pronunciamento, Leão XIV destacou:
“Devemos dizer: não à guerra de palavras e imagens. Devemos rejeitar o paradigma da guerra”.
O Papa também fez um chamado direto à solidariedade com os jornalistas perseguidos ou encarcerados por seu trabalho: “Permitam-me reiterar hoje a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por buscar e relatar a verdade”.
Ao tratar da liberdade de imprensa como um direito essencial à dignidade humana, reforçou:“Somente os povos informados podem fazer escolhas livres.”
E completou: “O sofrimento desses jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a proteger o bem precioso da liberdade de expressão e de imprensa”.
Encerrando o encontro, o Papa Leão XIV agradeceu aos profissionais da comunicação: “Obrigado, queridos amigos, por seu serviço à verdade”.
O pronunciamento foi recebido com forte comoção por representantes da mídia internacional e reforça o compromisso do pontífice com a construção de um mundo mais justo, informado e pacífico.
Confira o vídeo no nosso perfil no Instagram: @bznoticias
Autor(a): BZN
Fala de Lula na China sobre os EUA destoa do momento diplomático entre Pequim e
12 MAI 2025