24 ABR 2025
A onça-pintada suspeita de matar nessa segunda-feira (21) o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, foi capturada no Pantanal sul-mato-grossense. O animal, um macho com aproximadamente 94 quilos, foi localizado após intensa busca realizada por uma equipe formada por sete pessoas, entre elas um pesquisador, dois guias especializados e quatro policiais militares ambientais.
Após a captura, foram instalados no animal um acesso venoso e um monitor de frequência cardíaca e temperatura. Segundo o pesquisador Gedienson Araújo, que participou da operação, o acesso permitirá a aplicação de anestésicos caso seja necessário durante o processo de observação. Ele também relatou que a onça aparenta estar debilitada. “Dá pra ver que o animal está bem magro. Vamos levá-lo para o centro de reabilitação e tentar entender o que aconteceu”, afirmou o pesquisador.
Para que o animal fosse capturado, foram montadas dez armadilhas de laço em volta da residência, uma vez que o felino estava retornando ao local após a morte do caseiro.
Autor(a): BZN