21 MAI 2025
Em pouco mais de um mês à frente da Unimed Natal, a nova Diretoria Executiva, liderada pelo ortopedista Márcio Rêgo (presidente) e pela cardiologista Carla Karini (vice-presidente), vem promovendo uma série de ações estratégicas com foco na ampliação da resolutividade assistencial, fortalecimento dos serviços próprios e aprimoramento da gestão da cooperativa. A atuação da nova gestão tem se destacado por uma abordagem técnica, baseada em escuta ativa e análise aprofundada dos processos internos.
Um dos primeiros passos foi a realização de um diagnóstico completo da cooperativa. A diretoria se debruçou sobre dados operacionais, financeiros, assistenciais e administrativos, promovendo reuniões técnicas, visitas a unidades e conversas com setores-chave. Em paralelo, foi contratada uma consultoria externa para conduzir uma auditoria estratégica e independente, que fornecerá visão técnica da situação encontrada e servirá de base para decisões estruturais nos próximos meses.
A relação com os médicos cooperados também tem sido prioridade. A nova gestão iniciou um processo de diálogo constante com a categoria, para ouvir demandas, valorizar os profissionais e fortalecer institucionalmente a Unimed Natal. Além disso, está em curso a revisão de contratos com fornecedores, prestadores e parceiros estratégicos, buscando garantir mais sustentabilidade e eficiência.
Outro ponto de destaque da gestão é a ampliação gradual dos serviços do Complexo de Saúde Unimed (CSU). O Pronto Socorro Adulto, as UTIs e o Centro Cirúrgico já estão em funcionamento. No dia 13 passado, foi inaugurado o Centro de Endoscopia Dr. Carlos Dutra, que já está com agenda aberta para exames eletivos. A Hemodinâmica também está ativa, atendendo urgências e, desde essa segunda-feira (19), com marcação aberta para procedimentos eletivos. O Centro de Diagnóstico deu início à abertura de agendas para serviços como endoscopia, tomografia, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, raios-x e ecocardiografia.
A inovação também ocupa lugar central no planejamento da nova diretoria. Foi criado o Núcleo de Inovação, com foco em otimizar processos internos, melhorar a experiência do usuário e apoiar a gestão com soluções tecnológicas. Entre as iniciativas em estudo ou implantação estão o uso de reconhecimento facial e digital para controle de acesso e segurança, além do desenvolvimento de uma ferramenta para autorização automática de exames e cirurgias, diretamente nos consultórios. A expectativa é que essa solução reduza burocracias, agilize atendimentos e aumente a satisfação tanto dos cooperados quanto dos beneficiários.
Autor(a): BZN