Tecnologia

Natal tem uma das quatro mulheres no comando da tecnologia nas capitais brasileiras

05 ABR 2022

Foto: Carolina Barbosa, secretária de TI em Natal - Divulgação

Levantamento feito pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes indica o percentual de apenas 14,8% de mulheres na gestão da Tecnologia das capitais brasileiras. 


A presença da mulher na sociedade, na política e no mercado de trabalho é pauta constante na Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti Brasil), que realizou a pesquisa em torno da gestão feminina no campo da Tecnologia da Informação nas capitais do Brasil. 


Apesar da população brasileira ser composta por 51,8% de mulheres e 48,2% de homens, essa proporção não se repete no comando de órgãos públicos municipais.


Os números da Anciti apontam que nas 27 capitais brasileiras, apenas quatro mulheres estão no comando de empresas municipais, secretarias, diretorias ou outros órgãos de gestão da Tecnologia. 


“O número representa uma ocupação de 14,8% dos cargos, que em algumas cidades integram o primeiro escalão do executivo. Esse percentual é preocupante, pois diminui a diversidade de gênero que poderia trazer mais benefícios nas decisões”, considera a Anciti Brasil.


Presidente da Anciti e diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia avalia:


Muito além da reparação histórica, a diversidade na TI é uma ação necessária e inteligente. Áreas criativas e inovadoras exigem diversidade.


Pois bem 


Eis a capitais com protagonismo feminino na liderança da TI em nível municipal: Natal, Porto Alegre, João Pessoa e Palmas. 


As duas primeiras são representadas pela Anciti Brasil com Carolina Barbosa, secretária-adjunta de Tecnologia da Informação de Natal; e Letícia Batistela, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa).


"Esse percentual não representa a potencialidade que as mulheres podem desempenhar na gestão da TI e inovação. Assim como na iniciativa privada, também o poder público pode avançar na ampliação de vagas para as mulheres, tanto nas funções técnicas e analíticas como diretivas", afirma Carolina Barbosa, que possui formação na área de TI.  Ela é também secretária de Gestão da Anciti e aponta que ampliar a participação feminina está na pauta.


Destaca a importância de iniciativas de formação gratuita em tecnologia voltadas para mulheres. "Várias cidades filiadas possuem projetos efetivos para inclusão e formação na área de TI para as mulheres. Espero que, em breve, mais mulheres assumam o comando de empresas e órgãos de Tecnologia em todas as esferas do poder".


Palmas


O número de gestoras municipais de tecnologia, por outro lado, é superior à participação feminina no comando do executivo municipal. 


Das capitais brasileiras, apenas Palmas possui uma prefeita, Cinthia Ribeiro. No levantamento feito pela Anciti, foram considerados os cargos de presidente de empresa municipal, secretários municipais ou adjuntos ou ainda postos de diretores ou superintendentes responsáveis pela Tecnologia na cidade. 


Em Brasília, a função é gerida pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Sobre a Anciti


A Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti Brasil) reúne quase 50 municípios em praticamente todo o território nacional, incluindo capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Natal, Salvador, Porto Alegre, além de cidades já  conhecidas pelo seu investimento em tecnologia,  como Santa Rita do Sapucaí. 


O objetivo da entidade é promover a troca de experiência, sinergia de compras e a transferência de tecnologia para melhorar o atendimento ao cidadão.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias