03 MAI 2025
A Prefeitura de Natal anunciou, nessa sexta-feira (2), a contratação emergencial de 55 novos leitos clínicos para reforçar o atendimento na rede municipal de saúde e aliviar a pressão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A medida foi articulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com participação do Samu Natal, Transporte Sanitário Natal (TSN), Hospital dos Pescadores, Rede de Urgência e Emergência e representantes das quatro UPAs da capital.
Dos leitos contratados, 20 são voltados ao acolhimento psiquiátrico no Hospital Severino Lopes, 15 são de enfermaria no Vita Centro de Cuidados Extensivos, e 20 de enfermaria no Hospital Rio Grande. Os novos leitos já começam a receber pacientes e serão regulados diretamente pelo município.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, destacou que os leitos darão suporte principalmente no atual período de alta nas demandas por arboviroses e permanecerão ativos até a inauguração da primeira etapa do novo Hospital Municipal, que contará com 90 leitos de enfermaria e 10 de UTI.
Além disso, a gestão municipal está promovendo melhorias nas unidades de saúde, como a climatização das salas de espera das UPAs de Esperança e Pajuçara e a aquisição de novos aparelhos de raio-X.
A SMS também reforça que cerca de 70% dos atendimentos nas UPAs não se enquadram como casos de urgência ou emergência. A orientação é para que pacientes com sintomas leves procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), deixando as UPAs para situações mais graves, como dores intensas, fraturas, crises convulsivas, reações alérgicas severas e sintomas de infarto ou AVC.
Autor(a): BZN
Xilo de Corda: projeto promove a arte da xilogravura em escola pública de Natal
05 MAI 2025