Política

Lula critica postura de Trump e diz que Brasil "é dono do próprio nariz"

24 JUL 2025

Foto: YouTube CanalGov

O presidente Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira (24) o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ao afirmar que o republicano “não quer conversar”. Durante compromisso no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Lula reforçou que o Brasil é "dono do próprio país" e que está preparado para enfrentar pressões comerciais.

"Conversei com Clinton, conversei com Obama, conversei com Bush, conversei com Biden, converso com Xi Jinping, com a Índia, com o Canadá. Ontem mesmo conversei 40 minutos com a presidente do México. Converso com Paraguai, Uruguai, Bolívia, Malásia, Indonésia... Com todo mundo eu converso, mas ele [Trump] não quis conversar", afirmou Lula.

O presidente relatou que os EUA deram prazo até o dia 1º de agosto para que o Brasil responda a exigências comerciais, sob pena de uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros. “Vou contar uma coisa pra vocês: eu não sou mineiro, mas sou bom de truco. Se ele estiver trucando, ele vai tomar um seis", disse, em referência ao jogo de cartas.

Lula acrescentou que o Brasil sempre buscou negociar e lembrou que já foram realizadas dez reuniões com representantes norte-americanos. "No dia 16 de maio mandamos uma carta pedindo explicações sobre as propostas que havíamos feito. Eles não responderam", concluiu o presidente.

Autor(a): BZN



últimas notícias