14 AGO 2025
O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo por um ano por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A decisão, cumprida nesta quinta-feira (14), inclui a obrigação de uso de tornozeleira eletrônica.
O afastamento ocorreu no âmbito da Operação Estafeta, da Polícia Federal (PF), que investiga um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a administração municipal no ABC Paulista.
Entre os investigados estão o vereador Danilo Lima (Podemos), presidente da Câmara Municipal e primo do prefeito, e o suplente Ary de Oliveira (PRTB).
Segundo a PF, as apurações começaram no mês passado, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie, parte em reais e parte em dólares, com um servidor da prefeitura suspeito de integrar a rede criminosa.
A operação desta quinta-feira cumpriu dois mandados de prisão preventiva e vinte ordens de busca e apreensão em endereços de São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Diadema e São Paulo. Os suspeitos poderão responder por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Autor(a): BZN