03 MAI 2025
A primeira-dama Janja da Silva embarcou para Moscou nessa sexta-feira (2), cinco dias antes da chegada prevista do presidente Lula, que tem viagem agendada para à Rússia no dia 7, para participar das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, data que marca a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, comemorada anualmente em 9 de maio.
Neste sábado, Janja passeou pelos pontos turísticos e históricos da capital russa e ficou encantada, conforme suas descrições nas redes sociais.
A antecipação da viagem de Janja em relação à comitiva presidencial não é inédita. Em março, ela viajou ao Japão uma semana antes de Lula, acompanhando a equipe precursora responsável pela preparação da visita oficial. Na ocasião, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que a viagem não gerou despesas públicas, já que Janja utilizou uma aeronave da FAB e se hospedou na residência oficial do Brasil no Japão.
As viagens internacionais da primeira-dama têm sido alvo de críticas por parte da oposição, que questiona os custos e a necessidade de sua presença em compromissos no exterior. Em resposta, o presidente Lula saiu em defesa de sua esposa, afirmando que Janja “não é clandestina” e que continuará participando de atividades que considerar relevantes. Lula também destacou que ela viaja a convite de autoridades estrangeiras e exerce um papel legítimo de representação.
Como medida de transparência, desde abril, o governo federal passou a divulgar oficialmente a agenda de Janja, conforme norma elaborada pela Advocacia-Geral da União (AGU), visando à prestação de contas sobre suas atividades públicas.
Apesar disso, até o momento não foram divulgados detalhes sobre a agenda da primeira-dama em Moscou. A assessoria ainda não informou quais compromissos que ela cumprirá na capital russa.
Autor(a): BZN