21 MAI 2025
A polícia italiana prendeu nesta quarta-feira (20) 97 pessoas suspeitas de envolvimento ou colaboração com a ’Ndrangheta, poderosa máfia da região da Calábria, no sul da Itália. A ação foi resultado da operação “Millennium”, uma ofensiva de grande escala contra o crime organizado que se desenrolou em 14 províncias italianas, incluindo Milão, Roma, Verona, Bolonha, Turim e Reggio Calábria.
Os detidos foram acusados de crimes como associação mafiosa, tráfico e posse de drogas, extorsão, sequestro, posse ilegal de armas e lavagem de dinheiro. A operação também revelou indícios de influência do grupo mafioso sobre o sistema político em algumas regiões.
Segundo os Carabinieri de Reggio Calábria, a operação foi coordenada pela Direção Anti-Máfia e contou com apoio de helicópteros, forças especiais da Calábria e Sicília, além da Interpol e do Serviço Internacional de Cooperação Policial (SCIP).
Durante a operação, duas empresas – uma do setor da restauração e outra da construção civil, foram encerradas, suspeitas de servir como fachada para branqueamento de capitais e apoio logístico à organização criminosa.
As investigações apontam para a existência de uma estrutura mafiosa estável e organizada, formada pela aliança de diversas famílias da província de Reggio Calabria, com o objetivo de controlar o tráfico de drogas na Itália e internacionalmente. A polícia destacou que essa estrutura permitiu à ‘Ndrangheta manter monopólios significativos no tráfico internacional de entorpecentes.
A megaoperação faz parte de um esforço contínuo das autoridades italianas para desmantelar as ramificações da máfia que ainda operam no sul da Itália e em outras regiões do país.
Autor(a): BZN