Cultura

Incrível projeto cultural e turístico para aproveitar os restos mortais da majestosa ponte de ferro de Igapó

24 JUL 2023

Foto: Projeto Ubarana Jr.

Com mais de 100 anos de sua inauguração - completados em 2017 -, a histórica ponte de ferro de Igapó segue abandonada pelo poder público.


Projetos para a revitalização existem, mas não saem do papel.


Na edição de novembro de 2014, a Revista Bzzz publicou matéria assinada pela jornalista Juliana Manzano, que conta a história de da ponte, seus percalços, a nova ponte em alvenaria construída, e o projeto do arquiteto Ubarana Jr. para a revitalização da ponte velha e preservar a história com a magnífica beleza do local. 


Assim como para a reportagem de Cláudia Angélica para a TV Ponta Negra, em 2016, tivemos como fonte o engenheiro civil Manoel Negreiros, estudioso há anos e anos da velha ponte.


Importante patrimônio arquitetônico e histórico de Natal, a quase centenária Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó (em referência ao bairro onde está localizada), ou Ponte Velha, vai se perdendo no descaso e na memória do seu povo. Não só os governantes.


Quem cruza as águas hoje escuras do Rio Potengi pode observar que a estrutura está completamente desgastada. 


Vez e outra, pedaços da ferragem se desprendem e caem na água. Buracos nas colunas, ferros e vigas soltos são apenas algumas amostras do abandono da primeira ponte a cruzar o rio que dá margem a tantos versos e prosas.


Porém, não é por falta de sonhos e de projetos que esse importante marco da história potiguar ainda não foi revitalizado.


Fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o arquiteto Ubarana Júnior elaborou, em 2003, o projeto ‘Museu Mirante do Potengi’, para revitalizar a ponte e proporcionar uma nova utilidade para o espaço. A ideia é construir um museu com cafeteria e cybercafé no final da ponte de ferro, no meio do rio.


Uma construção projetada para ter três andares e comportar deck, museu, auditório e praça de alimentação. Além disso, a estrutura da antiga ponte seria toda reformada. O piso ganharia madeira e ao longo da ponte bancos e mirantes seriam instalados.


- “Queria concluir meu curso com um projeto que pudesse ser executado e que de certa forma contribuísse com a nossa cidade. Quando estava pensando o que fazer para o TCC, o meu irmão Paulo Ubarana deu a ideia de restaurar a ponte velha. Aceitei na mesma hora”, revela Ubarana Jr.


Segundo o arquiteto, o projeto é complementado pela restauração da locomotiva Catita, que fez a viagem inaugural da ponte em 1917 e que hoje está em Recife: – “Este passeio de trem sairia da estação da Ribeira e chegaria ao museu, que teria sua visita completada por um passeio de barco saindo do píer do museu, visitando mais de 20 pontos turísticos nas margens do Potengi”.


Sonha o que pode ser possível: – “Seria um ponto de encontro de amigos, para caminhar, praticar o lazer. Serviria também como roteiro turístico, pois além do museu, o passeio de barco e de trem seria acompanhado por guias que contariam toda a história dos pontos visitados”.


Governos se sucederam e o projeto sequer foi visto.


Enquanto projetos e iniciativas como esta permanecem empoeiradas, guardadas em gavetas, a população assiste a bela e histórica ponte de ferro cair em pedaços no sofrido Potengi.



Autor(a): BZN



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