Economia

Incorporadora potiguar ingressa no mercado de capitais

19 JAN 2022

Foto: Divulgação

Incorporadora potiguar ingressa no mercado de capitais

Quem gosta de diversificar os rendimentos e fazer o dinheiro se multiplicar por meio do mercado financeiro está sempre em busca de novas formas de investir. Um dos caminhos pode ser apostar no mercado de capitais em Fundos de Investimentos Imobiliários, os FIIs ou Certificados de Recebíveis Imobiliários, CRI’s. A incorporadora potiguar Kactus Hub, que atua há mais de 12 anos no Rio Grande do Norte, agora faz parte desse mercado que está em crescimento e pode ajudar na recuperação da economia, com geração de emprego e renda.

Nessa modalidade, grupos de investidores aplicam recursos em diversos tipos de investimentos imobiliários, no desenvolvimento de empreendimentos ou imóveis já prontos, como também em edifícios comerciais, shoppings e hospitais. O retorno financeiro vem da exploração pela locação, arrendamento, venda e outras atividades do setor. No caso dos fundos imobiliários, o investimento pode começar com apenas R$ 100.

A Kactus Hub aderiu ao FII ao buscar financiamento para a construção de 106 casas duplex no Condomínio Residencial Jardine, em Parnamirim. Para isso, a empresa precisou estabelecer governança financeira e de engenharia. 

“A gente vem percebendo uma queda nos recursos do FGTS para financiamento de imóveis, enquanto os FIIs e CRI’s estão em plena ascensão. Então, enxergamos uma oportunidade de ter acesso a esse mercado, que tem como vantagens o acesso a recursos de maneira rápida, prática e eficiente”, resumiu o co-fundador da Kactus Hub, Rafael Matheus.

O mercado de Fundo de Investimentos Imobiliários vem crescendo nos últimos anos. Em 2020, o volume de movimentações ultrapassou os R$ 250 bilhões de reais. Entre os motivos, estão a aprovação da Lei da Liberdade Econômica, que reduziu a burocracia nas atividades e deu mais segurança jurídica aos negócios no país, e a regulação pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), que monitora as melhores práticas para administração de recursos de terceiros, trazendo maior segurança para o investidor. 

Vantagens para Investidores

O Fundos Imobiliários são vantajosos, principalmente, para o pequeno investidor Pessoa Física, que pode ter rendimentos mensais, uma importante fonte de renda extra ou de complemento de aposentadoria.

“O principal atrativo, na minha opinião, é o investidor ter o seu retorno sem assumir o risco do incorporador/construtor. Afinal, o que ele compra é apenas o papel. Isso significa desburocratizar, diversificar e fortalecer os investimentos em todo mercado imobiliário”, explicou.

O co-fundador da incorporadora também vê impactos positivos para a economia como um todo. “O mercado dos FIIs contribui para fomentação de renda por meio da geração de empregos diretos e indiretos. Mais de 100 vagas de trabalho serão criadas apenas no Condomínio Jardine. Além de impulsar a vendas, fortalecendo a economia da região”.

Condomínio Jardine

O residencial é formado por casas duplex de 65m² de área construída e 75m² de área total. O térreo tem varanda, sala de estar e jantar, banheiro social, cozinha, área de serviço e vaga de garagem. No primeiro andar, são dois quartos, sendo 1 suíte, e hall. Possui trilha ecológica privativa e mais de 21 mil m² de reserva natural preservada.

O condomínio fica a apenas 5 min do centro de Parnamirim e a 10min da Av. Maria Lacerda e tem diversas opções de lazer e segurança, incluindo acesso por biometria.


Autor(a): Redação



últimas notícias