25 SET 2025
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (25) a criação de uma delegacia dedicada ao combate a crimes contra o sistema financeiro. A medida foi divulgada no mesmo dia da Operação Spare, desdobramento da Operação Carbono Oculto, que investiga lavagem de dinheiro ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital) por meio de postos de combustíveis, fintechs e jogos de azar.
As investigações revelaram que empresas envolvidas movimentaram cerca de R$ 4,5 bilhões, mas declararam impostos sobre apenas 0,1% desse valor. A operação cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e apreendeu quase R$ 1 milhão em espécie, além de 20 celulares, computadores e uma arma de fogo.
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, destacou a diversificação das facções criminosas. “As facções criminosas passaram muito tempo priorizando o tráfico de entorpecentes, mas novas estruturas têm possibilitado que elas atuem em outras frentes, inclusive na economia formal e no ambiente político.”
O promotor Silvio Loubeh (Gaeco) explicou que a apuração começou a partir de casas de jogos na Baixada Santista e operações com máquinas de cartão. Foram identificados postos de combustíveis, rede de motéis e empresas de fachada usados no esquema de branqueamento de capitais.
Autor(a): BZN