Cultura

Há 524 anos, a esquadra de Cabral deixava Lisboa para descobrir o Brasil no RN

09 MAR 2024

Foto: O Marco original de Touros está atualmente no Museu Câmara Cascudo

O historiador Manoel Cavalcanti Neto, colaborador da Revista BZZZ, diante das suas minuciosas pesquisas no RN e em Portugal, com base na tese do saudoso historiador Lenine Pinto, não tem mais dúvida de que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil a partir da Praia do Marco, no litoral norte do Rio Grande do Norte, onde foi chantado em 1500 o Marco de Touros, que significa o marco da posse portuguesa de terras brasileiras.


Neste dia de aniversário da expedição que chegou em solo brasileiro, Manoel Neto conta:


- 9 de março de 1500 - A 2ª Armada, comandada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral, navegador, comandante militar e Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo, saía do porto de Lisboa em direção ao subcontinente indiano.


Depois de 44 dias de viagem, chegaria ao Saliente Potiguar, onde, dias depois, tomaria posse da nova terra com um padrão de pedra lioz.


Território já português desde o Tratado de Tordesilhas de 1494, chantou o marco na Praia do Marco, com a cruz e as armas reais na sua face anterior, representando os poderes espiritual e temporal. 


 Batizado oficialmente de Marco de Touros, é o monumento mais antigo das Américas depois de Colombo. Hoje o marco original se encontra no Museu Câmara Cascudo em Natal, com uma réplica na Praia do Marco.



Autor(a): BZN



últimas notícias