04 JUL 2025
O atacante Gabigol, atualmente no Cruzeiro, foi absolvido nesta sexta-feira (4) pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) no caso em que era acusado de tentativa de fraude em exame antidoping. Com isso, foi anulada a suspensão de 24 meses imposta anteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), em março deste ano.
A punição, que havia sido fixada por dois anos, retroagia à data da suposta infração — 8 de abril de 2023 — quando o jogador ainda atuava pelo Flamengo. Desde o início do processo, Gabigol negou as acusações, e o clube rubro-negro manifestou apoio ao atleta, inclusive no recurso apresentado à CAS.
Na decisão, a CAS reconheceu que o atacante teve um comportamento considerado “completamente não cooperativo”, mas entendeu que isso não se enquadra como “adulteração” de acordo com os critérios do Código Mundial Antidoping.
A acusação se referia a um episódio em que Gabigol teria dificultado a realização de um exame antidoping na véspera de um jogo do Flamengo pelo Campeonato Carioca, em abril de 2023. Segundo a imprensa da época, ele teria realizado o exame horas depois dos demais companheiros de equipe, o que motivou a denúncia.
Em abril de 2024, o atacante obteve autorização para continuar jogando enquanto aguardava o julgamento do recurso.
Autor(a): BZN