Polícia

Fornecedor de tecnologia para facções do Rio é preso em condomínio de luxo em SP

14 SET 2025

Foto: Sinpol/DF

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), com apoio da corporação paulista, prendeu nesse sábado (13) Átila Carlai da Luz, apontado como um dos maiores fornecedores de equipamentos bloqueadores de sinal usados por facções criminosas no estado. Ele foi localizado em um condomínio de alto padrão, em Sorocaba, na região metropolitana de São Paulo.

Segundo as investigações, Átila fornecia aparelhos conhecidos como jammers, que bloqueiam sinais de celulares, drones e GPS. O equipamento é usado pelas organizações criminosas tanto para dificultar a ação policial quanto para a prática de diferentes crimes.

Com autorização judicial, agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. No local, foram encontrados equipamentos prontos para uso e outros em fase de montagem. Ele foi preso em flagrante e autuado pela Polícia Civil de São Paulo.

Antecedentes criminais

De acordo com a PCERJ, Átila já havia sido condenado duas vezes por fraudes em caixas eletrônicos e responde a um terceiro processo pelo mesmo crime.

Em São Paulo, acumula passagens mais graves: foi condenado a 32 anos de prisão por tráfico internacional de drogas em um esquema milionário que usava o Aeroporto de Guarulhos como base. O grupo corrompia funcionários e colaboradores do terminal para despachar malas com cocaína rumo à Europa. O valor pago aos servidores chegava a ser 500 vezes maior que seus salários, garantindo a chegada da droga a Portugal, onde era revendida por comparsas.

Autor(a): BZN



últimas notícias