Economia

Fecomércio divulga pesquisa sobre perfil dos usuários de transporte por aplicativo em Natal

19 MAI 2022

Foto: Marcelo Queiroz apresenta os dados da pesquisa

Em reunião hoje (19) com representantes de motoristas por aplicativo e trabalhadores do segmento, na sede da Fecomércio RN, em Natal, foi apresentada pesquisa que mapeou o perfil dos usuários de transporte por aplicativo em Natal, numa iniciativa inserida no projeto Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS) da entidade. 

Pois bem

O levantamento indicou que no final de 2021, os motoristas por aplicativo procuraram a instituição para relatar as dificuldades e necessidades do setor. Ocasião em que foi solicitada uma análise de como o Sistema Comércio poderia auxiliar nas demandas e como elas podem impactar positivamente no desenvolvimento da atividade na capital-potengi. 

Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz relatou:

- Acionamos a nossa Diretoria de Inovação e Competitividade para atender aos pleitos da categoria e abrir diálogo com esse importante segmento. A atividade dos motoristas por aplicativo está cada vez mais presente na vida das pessoas, por isso, a pesquisa que entregamos hoje traz insumos importantes para que o setor entenda cada vez melhor o seu público e possa pensar novas estratégias. 

Dados

A pesquisa ouviu 605 usuários de transporte por aplicativos, residentes em Natal, no mês de março, para identificar os hábitos de consumo, aplicativos mais utilizados, frequências de uso, gastos, e principais problemas enfrentados na utilização do serviço. A margem de erro é de 3% e confiança de 95% 

Em média, 80% dos natalenses já usaram, pelo menos uma vez, os serviços de transporte por aplicativos. 

Das pessoas ouvidas, cerca de 42,31% afirmaram que utilizam o serviço para lazer, enquanto 21,16% dos usuários acionam o transporte por aplicativo para trabalho. Perguntados sobre a frequência indicam que 27,27% das pessoas usam o serviço de duas a seis vezes por semana, enquanto 19,83% dos entrevistados usam apenas uma vez a cada semana. 

Para 27,93%, a principal motivação para utilizar o transporte por aplicativo é a economia de tempo. Em segundo lugar aparecem facilidade e conforto, com 26,12%. Segurança e preço representam 15,54% e 13,72%, respectivamente. A pesquisa da Fecomércio RN também constatou que 42,15% dos usuários avaliam positivamente o serviço de uma forma geral, com notas entre 9 e 10.     

Dos principais problemas relatados pelos entrevistados: 

Cancelamento (62,91%)

Espera (48,55%)

Preço (18%). 

Mais

Diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber destacou:

- Estamos tratando de um setor que emprega muitas pessoas e, portanto, complexo. Nós também estamos junto aos motoristas de aplicativos trabalhando na articulação de ajustes para a melhoria no projeto que regulamenta a atividade. 

Nos próximos passos, a Fecomércio prevê a elaboração de um novo levantamento para calcular as cifras que o segmento de transporte por aplicativos movimenta na economia potiguar 

Representante dos motoristas, Humberto Floriano agradeceu a disponibilidade da Federação para elaboração da pesquisa e avaliou: "Esse é apenas um primeiro passo na construção dessa parceria que, certamente, ajudará nossa atividade". 

Autor(a): Eliana Lima



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