Mundo

FAB lança satélites para combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, queimadas e monitoramento de desastres

24 MAI 2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) lança nesta quarta-feira (25), às 15h25, os primeiros satélites do Projeto Lessonia, denominados Carcará I e Carcará II, por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, com ação acompanhada a partir do Centro de Operações Espaciais (Cope), em Brasília (DF), e transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da SpaceX no YouTube.

Os dois satélites de sensoriamento remoto radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, serão lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em ação acompanhada a partir do Centro de Operações Espaciais (Cope), em Brasília (DF), com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da SpaceX no YouTube.

Pois bem

Segundo a FAB, o "Projeto Lessonia consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e de agências governamentais".

Continua

- O sistema de mapeamento do projeto utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meterológicas, pois o sinal emitido atravessa as nuvens. Dessa forma, é possível o monitoramento continuado de áreas de interesse do Brasil.

- As imagens serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle de fronteiras, entre outras capacidades. 

- O projeto integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (pese). Executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), ele disponibiliza produtos duais (civil e militar) a serem utilizados de forma integrada em benefício de toda a sociedade brasileira.

- Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas. Ele completará a capacidade do Ministério do Defesa de imagear o território nacional, atendendo, assim, a todas as demandas governamentais.

Características dos satélites

Dimensões: 1m³

Peso: 100kg

Painéis solares: 5

Potência: 300W

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias