Política

Esquadrão Falcão, sediado em Parnamirim, resgata homem que estava em navio de bandeira Malta

18 ABR 2021

Foto: 1º/8º GAV

O Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), resgatou, na manhã deste sábado (17), um homem que estava a bordo de um navio de bandeira Malta, que navegava na costa brasileira. 

O Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após o contato do Centro de Coordenação de Salvamento Aéreo (Salvaero) do Recife (PE).

O navio Istambul foi localizado a cerca de 240 km da costa brasileira, na direção da cidade pernambucana.

Antes da decolagem, um médico do 3° Distrito Naval, em Natal, analisou as informações recebidas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) sobre o estado da vítima.

Bayram Gulaci, 51 anos, e de nacionalidade turca, apresentava quadro de apendicite aguda e precisava de intervenção cirúrgica imediata. 

A aeronave H-36 Caracal, FAB 8517, decolou de Parnamirim e voou até a posição do navio para o resgate. “O helicóptero manteve o voo pairado enquanto homens de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento) desceram até o convés e içaram a vítima”, informa a FAB.

O homem foi transportado para receber atendimento médico especializado em Pernambuco. 

Toda a operação durou cerca duas horas.

Homem de Resgate (HSAR), o sargento Diogo Ramos conta que o acionamento ocorreu por volta das 4h20 de ontem (17). "Sempre que somos acionado dessa forma, principalmente nesse horário, começa a passar um filme na cabeça de todos os treinamentos realizados e também de como pode evoluir a missão, visto que ela é muito complexa. Com o passar dos minutos, essa apreensão é substituída por uma vontade enorme de cumprir a missão da melhor forma possível e, após terminado o resgate, vendo a vítima recebendo o tratamento necessário, finalmente, ter a sensação de dever cumprido", descreve.

Comandante da aeronave, o capitão aviador José Wellington Félix de Carvalho, discorre:

 - A prontidão e o preparo técnico de todos os membros da equipe possibilitaram, de forma eficiente e eficaz, a remoção da vítima em apenas 14 minutos após interceptarmos o navio. Ao término do içamento, recebemos os agradecimentos do Comandante do Navio, em nome da Força Aérea Brasileira.

No total, a tripulação do helicóptero foi formada por 11 militares, sendo três pilotos, um mecânico, dois operadores de equipamentos, três homens de resgate, uma médica e um enfermeiro. Todos usaram trajes especiais para minimizar o risco de qualquer contaminação.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias