16 ABR 2025
O Dia da Paz e Gentileza nas escolas, celebrado em 20 de abril, faz parte do calendário oficial do Rio Grande do Norte desde agosto de 2023. A data chama atenção para a necessidade de um ambiente saudável e seguro para o aprendizado. Em adesão à causa, escolas de todo o país organizam ações para reforçar a cultura da paz no ambiente escolar.
Na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, alunos, familiares, professores e colaboradores do Colégio CEI - Unidades Romualdo Galvão e Roberto Freire - estarão engajados em diversas ações positivas para reforçar a prática da gentileza e da paz no ambiente escolar, bem como alertar para o perigo de seguir e compartilhar desafios maliciosos oriundos das redes sociais.
A escola aproveitará a data em que a paz é o tema central para trazer à tona a crescente adesão de crianças e adolescentes a trends maliciosas em redes sociais, que também tem chamado a atenção das instituições de ensino para reforçar o cuidado com a saúde mental dentro e fora do ambiente escolar, bem como alertar os alunos sobre o perigo de reproduzir e/ou compartilhar desafios potencialmente prejudiciais à saúde física ou mental.
“A ideia é mostrar como nem tudo que 'viraliza' é positivo e que é importante refletir antes de compartilhar ou participar de determinadas trends , assim como ajudar os alunos a entender a gestão de consequências e o efeito manada que esses desafios e trends causam. Trabalhamos estratégias de segurança digital e empatia on-line, para que os alunos saibam identificar e se posicionar contra comportamentos nocivos nas redes. Todos esses trabalhos constroem e estruturam uma cultura para a paz em nossa escola”, explica a psicóloga do Colégio CEI, Priscila Pereira.
As ações vão incluir trabalhos manuais e lúdicos para a Educação Infantil e os Anos Iniciais, como a criação de murais, gravações de vídeos das crianças com mensagens de paz, declamação de poesias e músicas. Já os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio farão discussões e produções de textos sobre o tema; participarão do “Challenge da paz”, no qual os próprios alunos criarão e divulgarão uma trend positiva que incentive atitudes saudáveis; e assistirão a vídeos de casos reais de desafios perigosos e suas consequências, reforçando a importância da reflexão antes de participar de algo só porque “todo mundo está fazendo”.
O Colégio CEI conta com um Programa de Saúde Mental e Bem-Estar, que atua em parceria com a equipe de coordenação e o corpo docente, desenvolvendo diversas ações e projetos durante o ano. Falando especificamente sobre as ações voltadas para alertar os alunos acerca dos perigos físicos e mentais que as redes sociais podem causar, a psicóloga Priscila Pereira explicou que a escola tem promovido debates e conversas francas com os alunos, buscando conscientizá-los para que façam escolhas saudáveis no ambiente virtual.
“Nossa escola tem buscado tratar esse assunto com responsabilidade, por meio de conversas francas e educativas com os nossos alunos. Professores e equipe pedagógica vêm promovendo debates sobre o impacto das trends nas redes sociais, mostrando como algumas podem ser perigosas, incentivar comportamentos de risco ou até mesmo reforçar preconceitos. Além disso, temos um plano de trabalho com ações e que envolve a todos da comunidade escolar. O objetivo é fortalecer os nossos alunos para que façam escolhas conscientes no ambiente virtual, entendendo que a liberdade on-line também exige responsabilidade” disse.
Autor(a): BZN