Economia

Empresa potiguar produz camarões e ostras de forma sustentável

14 NOV 2021

Foto: Reprodução

A produção orgânica de ostras e camarões no Rio Grande do Norte tem apresentado visível crescimento. Na medida em que a cadeia produtiva vai sendo organizada e aumenta a demanda do consumo, o estado avança na produção, tornando-se o segundo maior em produtores de ostreicultura. Berço de inúmeras unidades produtivas, Tibau do Sul se destaca como grande fornecedor de ostras, camarões e outros frutos do mar para restaurantes, hotéis e o consumidor final. No município está a Primar Aquacultura, um dos expositores de produtos terroir, que participa do espaço Agência Sebrae Festa do Boi. A exposição faz parte da 59° edição do evento, que acontece no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até o próximo sábado (20).

Além da qualidade das ostras e camarões orgânicos, a Primar se destaca pela produção sustentável por meio de práticas de manejo de baixo impacto ecológico, evidenciando a preocupação e respeito ambiental e social. Recentemente, a empresa foi reconhecida na 4ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, organizado pela Bayer e Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), como vencedora na categoria “Pequena Propriedade”.

No comando da Primar Aquacultura está a empresária Márcia Kafensztok, cuja formação é de designer gráfico, mas passou a se interessar pela aquacultura e pela sustentabilidade depois de assumir a empresa, diante do falecimento do marido, o biólogo Alexandre Wainberg,. “Após a morte do meu marido, eu me dediquei a aprender e tocar todo o projeto. Hoje, nós temos parcerias com diversas universidades e temos o objetivo de nos tornar um instituto de pesquisa em aquicultura”, explica.

Para o público que visita o espaço Agência Sebrae Festa do Boi, além dos produtos crus, a Primar Orgânica está oferecendo pratos prontos para o consumo, como salada de camarão e massas. No espaço estão também as marcas de produtos terroir Sabor da Terra, Gascana, Cachaça Extrema, Produtos Caicó, Doces Mirassol, Benedita’s Beer, D’Vini, Queijeira 504, Porteira dos Sabores, Fior di latte, Terra Firme, Mel Potiguar, Mel de Jandaíra, Mel Boa Fé e Sabores da Vivenda.

Promovida pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) com o apoio do Sebrae, a Festa do Boi prossegue até o próximo dia 20, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. A programação completa do evento pode ser acessada em www.festadoboi.rn.sebrae.com.br/.

 

Fonte: Agência Sebrae



últimas notícias