Saúde

DNA Científico: aula de diagnóstico de doenças causadas por alterações genéticas para geneticista e pediatras

26 ABR 2022

Foto: SKA

O DNA Center promove hoje (26) a primeira edição do DNA Científico, uma aula que reúne especialistas na área da saúde pra debater sobre diversos assuntos. O encontro inaugural vai reunir pediatras sobre o tema Erros Inatos do Metabolismo (EIM), ministrada pelo consultor e médico geneticista, Matheus Castro. O evento, para convidados, acontece no Yolla Gourmet (Rua Apodi, 552, Tirol), a partir das 19h. 

Os Erros Inatos do Metabolismo representam um grupo de doenças genéticas caracterizadas por uma alteração enzimática. As enzimas são proteínas que ajudam a transformar uma substância em outra. Quando elas não funcionam corretamente, podem acontecer acúmulos ou falta de substâncias importantes para o funcionamento adequado do corpo. 

A grande maioria dessas doenças apresenta sintomas logo após o nascimento e muitas podem ser tratadas. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante. Em recém-nascidos, sintomas como vômitos frequentes, perdas de peso, diarreia, odor estranho na pele ou na urina, infecções recorrentes e convulsões podem ser sinais de EIM. 

Entre as doenças causadas por esta alteração estão: Homocistinúria, Galactosemia, Amninoacidopatias, Acidúrias orgânicas e doenças mitocondriais. O DNA Center realiza uma série de exames que podem identificar os EIM, como é o caso do Teste do Pezinho, que consiste em um painel de exames realizados nos primeiros dias de vida do bebê. Ainda são realizados testes para a complementação do diagnóstico desses erros inatos, como por exemplo: cromatografia de aminoácidos quantitativa e qualitativa, testes de função hepática e renal, dosagem de lactato, entre outros.

“O objetivo do DNA Científico é promover o debate, assim como atualização e discussão de casos entre o geneticista e pediatras, neuropediatras, gastropediatras e endocrinopediatras, já que no diagnóstico e tratamento desses casos, o diálogo e a conexão entre essas especialidades é fundamental”, explicou a sócia-diretora do DNA Center, Andrea Fernandes.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias