Saúde

Dia da Saúde: como inserir exercícios no cotidiano pode ajudar a ter uma vida mais saudável

04 AGO 2023

Foto: Divulgação

O Brasil comemora neste sábado (5) o Dia Nacional da Saúde, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. O dia foi escolhido em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

No ritmo agitado do cotidiano, em que a correria muitas vezes prevalece, a saúde tende a ficar em segundo plano. Contudo, reservar um tempo diário para praticar exercícios físicos pode ser a chave para uma melhora expressiva na qualidade de vida e bem-estar.

Especialistas de diferentes áreas da saúde têm ressaltado os incontáveis benefícios que a prática consistente de exercícios pode trazer ao corpo e à mente, abrangendo desde o fortalecimento do sistema cardiovascular até a diminuição do estresse e da ansiedade.

Adicionar atividades físicas à rotina pode ser mais fácil do que se imagina. Caminhadas diárias, subir escadas em vez de usar o elevador, ou mesmo praticar exercícios como yoga e alongamentos, já são um ótimo começo. Para aqueles que buscam um desafio maior, a academia é uma excelente opção para manter-se ativo.

De acordo com Marllos Oliveira, profissional de Educação Física na Bodytech Tirol, em Natal, a musculação, por exemplo, tem efeitos profundos no sistema musculoesquelético e pode contribuir para a manutenção das habilidades funcionais, prevenindo a osteoporose, sarcopenia, quedas, fraturas e incapacidades associadas. “Tenho um aluno de 67 anos que melhorou a qualidade de vida ao inserir a musculação em sua rotina. O treinamento de força promoveu a ausência de dores osteomusculares, permitindo mais eficiência nas suas atividades diárias”, aponta o profissional.

Para a advogada Célia Barreto, 62, aluna de musculação da Bodytech Tirol, a modalidade já é parte da sua história. Praticante há mais de 40 anos, ela relata sentir irritabilidade quando falta às aulas. “Não pretendo deixar nunca, me faz muito bem, psicologicamente e fisicamente, é claro, e gosto de estimular as pessoas ao meu redor a se exercitarem. Quanto a mim, como sou diabética e tenho hipotireoidismo, o exercício é um elemento imprescindível para o meu bem-estar”, explica.

Além dos benefícios físicos, a prática de exercícios regulares pode sim ter um impacto positivo na saúde mental. A liberação de endorfina durante a atividade física promove sensações de prazer e bem-estar, combatendo a depressão e a ansiedade.

Sobre a saúde mental, a aposentada Silvania Barreto, 63, praticante de yoga na academia Bodytech Tirol, recomenda o exercício, pois o considera completo, que além de exercitar o corpo, também exercita a mente e o espírito. “Se eu pudesse diria para todos praticarem a yoga. O benefício é único e imediato, pois transcende o corpo e a mente. Costumo dizer que é o encontro com a sua energia vital. A prática me deixa relaxada e com minha mente sã”, ressalta Silvania.

“Além de trazer benefícios físicos como fortalecimento dos ossos, alongamento e flexibilidade, a yoga é recomendada para pessoas com dificuldade para relaxar, ansiosas, estressadas ou muito agitadas, possibilitando se tornarem mais calmas e conseguirem aproveitar o momento de paz interior proporcionado pela prática”, finaliza Hugo Mattos, instrutor de yoga na Bodytech Tirol.

Para quem pensa em começar a inserir os exercícios no seu dia a dia, tão importante quanto começar a praticar exercícios é, antes de iniciar qualquer atividade física, fazer uma avaliação médica para garantir que não existam restrições ou condições preexistentes que possam ser agravadas pelo exercício. Além disso, é fundamental encontrar atividades que sejam prazerosas e que se encaixem na rotina de cada indivíduo, para que a prática seja mantida a longo prazo e os benefícios, também.

Autor(a): BZN



últimas notícias