21 MAI 2025
Durante o horário dos líderes da sessão plenária dessa terça-feira (20) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), os deputados estaduais Nelter Queiroz (PSDB) e Adjuto Dias (MDB) utilizaram a tribuna para cobrar providências do Governo Estadual em relação a obras inacabadas e infraestrutura em municípios do interior do estado.
Nelter Queiroz iniciou sua fala reivindicando a conclusão do asfaltamento do trecho que liga Nova Barra de Santana à comunidade de Aroeira, na região da Barragem de Oiticica, no Seridó. Segundo o parlamentar, a estrada, com cerca de 5 km, é estratégica para o acesso à nova localidade e para o desenvolvimento da região. Ele destacou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá liberar técnicos para estudos de licenciamento arqueológico, devido à existência de sítios arqueológicos na área, e pediu agilidade na tramitação da licença ambiental.
Ele também apresentou voto de congratulações ao atleta Edson Souza Miranda, integrante da seleção brasileira de beach soccer, pelo título de heptacampeão mundial da modalidade.
Na sequência, o deputado Adjuto Dias criticou a paralisação da reforma da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, em Caicó. Segundo o parlamentar, a obra, inicialmente prevista para ser concluída em 120 dias, já se arrasta há mais de um ano e quatro meses, sem perspectiva de retomada efetiva.
Adjuto afirmou ainda que dois requerimentos foram encaminhados à Secretaria Estadual de Educação solicitando informações sobre a situação da escola, mas nenhum foi respondido. Em visita recente à unidade, constatou que a nova caixa d’água, motivo original da interdição, sequer começou a ser construída. Antes de encerrar sua fala, Adjuto Dias ventilou a possibilidade de convocar o secretário da pasta para prestar esclarecimentos à Casa.
Autor(a): BZN