Política

Deputado Girão vai ao Ministério Público e ao Conselho de Ética contra Mineiro

19 MAR 2024

Foto: Agência Câmara

O deputado federal General Girão (PL-RN) informou nesta terça-feira (19) apresentará queixa-crime contra o petista Fernando Mineiro e entrará com representação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal, motivado pela sua  “conduta totalmente incompatível com a dignidade da função parlamentar”.


Girão se refere ao ocorrido na sexta-feira (15), no aeroporto Augusto Severo, quando Mineiro acompanhava a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e agrediu a um jovem do MLB que filmava o colega Matheus Faustino interpelando a deputada.


No vídeo, Mineiro dá um tapa na mão do jovem para derrubar o aparelho celular dele. Depois o derruba no chão e chega a apertar a cabeça do rapaz. No áudio, diz  “fascista eu quebro no pau”.


Após o ocorrido, Matheus Faustino foi à delegacia e fez um Boletim de Ocorrência contra o deputado por agressão.


Diz Girão: 


- O que houve foi um crime e o Ministério Público precisa apurar e denunciar o ocorrido. A agressão, por si só, não tem uma tipificação específica. Todavia, existem dois possíveis caminhos que, após feita a denúncia, podem ser avaliados pela Justiça, podendo ter considerados como infração penal ou lesão corporal leve. Contudo, a conduta criminal do deputado também deve ser investigada e devidamente punida, levando em consideração não apenas o dano causado ao cidadão, mas também a apologia à violência, à agressão física e, de forma direta, à conduta criminosa e violenta em época de polarização nacional.

Autor(a): BZN



últimas notícias