Polícia

Como se foge de um presídio de segurança máxima? O RN ficará para a história como a 1ª fuga do sistema penitenciário federal

14 FEV 2024

Foto: Presídio federal de Mossoró

Os presídios federais têm vigilância 24 horas, presencial e remota. 


Mesmo assim, dois presos conseguiram fugir sem serem notados da unidade de segurança máxima em Mossoró (RN, por um buraco no teto da cela, provavelmente.


A Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça (Senappen), responsável pela administração do sistema penitenciário, acredita que as obras que ocorrem no prédio podem ter favorecido a fuga de Rogério da Silva Mendonça, 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34, apontados como integrantes do Comando Vermelho (CV). Na unidade está preso o líder da facção que nasceu no Rio, Fernandinho Beira-mar.


Trata-se nada menos que a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que atualmente conta com cinco unidades: RN, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal.


Os prisioneiros do sistema ficam em celas individuais de aproximadamente 7m², com cama, escrivaninha, banco e prateleiras em alvenaria, além de banheiro com sanitário, pia e chuveiro.


Quando um detento chega ao presídio, passa os 20 primeiros dias em uma cela do isolamento que tem aproximadamente 9m², sem espaço para banho de sol individual.


Os presos recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar com médicos, psiquiatras, psicólogos, dentista, enfermeiros, assistente social. A rotina alimentar é composta por seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.


Na fase de adaptação, o interno conhece seus deveres e direitos dentro de uma unidade federal. Somente advogados constituídos podem visitar o detento nesse período de inclusão.

Autor(a): BZN



últimas notícias