Saúde

Hospital Varela Santiago confirma a vereadores subutilização de tomógrafo pelo governo do RN

23 ABR 2025

Foto: Hospital Varela Santiago

O Hospital Infantil Varela Santiago recebeu, nessa terça-feira (22), a visita da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal (CMN), após denúncias de subutilização do tomógrafo da unidade. A comitiva de vereadores, formada por Camila Araújo (União Brasil), Luciano Nascimento (PSD), Cleiton da Policlínica (PSDB), Herberth Sena (PV) e Cláudio Custódio (PP), foi recebida pelo diretor-superintendente do hospital, o médico Paulo Xavier Trindade.

A visita teve como objetivo verificar no local o funcionamento do serviço de tomografia, que faz parte de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), prevendo a realização de 12 exames por dia. Entretanto, a média atual está abaixo do previsto: foram seis exames por dia em fevereiro, sete em março e oito em abril.

Segundo a direção do hospital, a denúncia feita pelo vereador Léo Souza (Republicanos) resultou na regulação de 57 pacientes de uma só vez. No entanto, a alta taxa de faltas aos exames preocupa. A explicação estaria na demora excessiva para marcação, que pode levar até um ano. Esse processo de comunicação com os responsáveis pelas crianças é feito pela Sesap.

O vereador Luciano Nascimento, vice-presidente da Comissão, destacou que a visita evidenciou falhas na gestão da regulação. “Foi constatado que falta uma organização do governo do Estado em relação à regulação. O hospital é maravilhoso, 100% SUS, e não é uma questão financeira, e sim de gestão. Vamos comunicar ao governo do Estado que precisa organizar urgentemente sua regulação”, afirmou.

A vereadora Camila Araújo, presidente da Comissão, reforçou a necessidade de uma ação mais eficiente. “A gente faz um apelo ao sistema de regulação do Estado do Rio Grande do Norte para que regule mais pacientes. Vamos levar essa situação ao secretário estadual de Saúde e pedir que seja dado o suporte necessário para que mais crianças possam ser atendidas no Varela. O problema está na agilidade da regulação”, pontuou.

Já o diretor Paulo Xavier Trindade agradeceu o apoio dos parlamentares e reconheceu o impacto positivo do debate público. “Nosso compromisso é com a transparência e, sobretudo, com o bem-estar das crianças do nosso estado. O equipamento está aqui, pronto para atender. O que precisamos é de uma regulação eficiente e humanizada, que não deixe nossos pequenos esperando tanto tempo por um exame fundamental para seus tratamentos”, destacou.

A Comissão de Saúde informou que vai elaborar um relatório oficial da visita, com ofícios e requerimentos que serão encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde Pública, solicitando providências urgentes.

Autor(a): BZN



últimas notícias