Política

Comissão da Câmara aprova Política Municipal pela Primeira Infância de Natal

13 DEZ 2021

Foto: Francisco de Assis

Durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (13), a Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável a uma proposição encaminhada pela vereadora Nina Souza (PDT), que institui a Política Municipal pela Primeira Infância (período que abrange os primeiros seis anos completos). Participaram do encontro, os vereadores Luciano Nascimento (PTB), Tércio Tinoco (PP) e Robson Carvalho (PDT).

A redação da matéria estabelece que as políticas públicas, bem como os planos, programas, projetos, serviços e benefícios de atenção à criança executados pelo Município, serão formulados segundo o princípio da prioridade absoluta de acordo com a Constituição Federal. O monitoramento e a avaliação da Política e seus desdobramentos visam assegurar a plena vivência da infância como etapa de um processo contínuo de crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e participação social.

Segundo o vereador Luciano Nascimento, presidente da comissão e relator do projeto, antes da criança começar a falar e andar, ela vive processos de desenvolvimento, que são influenciados pela realidade na qual ela está inserida e serão fundamentais para o seu crescimento saudável. "Neste sentido, podemos afirmar que investir na primeira infância é investir no futuro da nossa sociedade", defendeu o parlamentar. 

"Toda atividade para essa faixa etária deve ser planejada interinstitucionalmente, isto é: deve envolver diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social, cultura, entre outras. Precisam estar bem entrelaçadas, para que o olhar sobre a criança seja global e ela se desenvolva plenamente. Portanto, diante da importância da proposta, encaminhamos para votação no plenário da Casa", concluiu o vereador Luciano Nascimento.

Autor(a): Junior Martins/CMN



últimas notícias