16 ABR 2025
A história do Comandante Graco Magalhães, aviador que fez dos céus potiguares o seu lar, agora está oficialmente gravada na rua da cidade que tanto amou. O prefeito de Natal, Paulinho Freire, sancionou a Lei nº 7.842, que rebatiza a antiga Rua Professor Bartolomeu Fagundes, em Petrópolis, como Rua Comandante Graco Magalhães Alves.
Nascido em São Lourenço, Minas Gerais, Graco chegou a Natal no final da Segunda Guerra Mundial, após treinamento nos EUA, e aqui fincou raízes. Deixou a Força Aérea Brasileira para aceitar o convite do então governador Aluízio Alves e pilotar o avião do Governo do Estado, função que desempenhou por décadas, servindo também a outros governadores até sua aposentadoria em 1992.
Mas Graco foi muito além do manche. Empresário, fazendeiro e articulista da Tribuna do Norte, ele eternizou em textos sua paixão pela aviação e suas memórias vividas nos céus e na terra. Durante anos, morou e deu seus últimos suspiros justamente na rua que agora leva seu nome, na cobertura de um prédio onde, no terraço carinhosamente batizado pelo filho Toninho Magalhães de “a laje”, o comandante reunia amigos e admiradores para compartilhar as incríveis histórias que sua mente lúcida guardou ao longo de 100 anos de vida.
Essa homenagem não apenas honra um piloto, mas celebra um personagem que sobrevoou gerações, deixando seu legado impresso tanto nas nuvens quanto na memória da cidade.
Autor(a): BZN