Política

Chove no RN, mas 5 municípios sofrem com a falta de água e estão em situação de emergência

23 MAI 2022

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu hoje (23) situação de emergência em mais 14 municípios do Nordeste atingidas por desastres naturais. 


A lista saiu publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira.

Dos 14 municípios, 11 foram atingidas pela estiagem. Do RN são Ouro Branco, Senador Elói de Souza, São José do Campestre e Carnaúba dos Dantas. 

Já Santo Antônio está afetada pela seca, que é a ausência de chuvas mais intensa do que a estiagem, e também teve situação de emergência reconhecida. 


Para solicitar recursos

Segundo o MDR, pós a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos federais para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Capacitações

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. 


As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias