Cultura

Casa de Câmara Cascudo é cenário de coleção na SP Fashion Week

22 NOV 2021

Foto: Depedro no Instituto Cascudo

A revista Vogue divulgou, o perfil do Instituto Câmara Cascudo no Instagram reproduziu e nos marcou.


E o BZN repercute essa ação que aconteceu na casa que foi do mestre Câmara Cascudo, na Cidade Alta, em Natal, que hoje acomoda as obras do maior folclorista da história do Brasil.


Pois bem


A casa foi um dos cenários para a campanha da bela coleção da marca Incelença, que os irmãos estilistas Marcus e Larissa Figueirêdo, da Depedro, desfilam na São Paulo Fashion Week, com resgate de “historias e tradições das rendeiras e costureiras do nosso Seridó”.


A repórter Alice Coy, da Vogue, informa que a ideia da dupla é resgatar “técnicas manuais como muita tradição, mas que estavam desaparecendo (como as rendas richelieu e renascença)”.


Diz a matéria 


- Marcus cresceu vendo sua avó Francisca cultivar o algodão, tecer o fio e costurar e bordar peças de maneira artesanal em sua casa. Mais tarde, já adulto, percebeu que muitos desses trabalhos que ele havia acompanhado durante a infância estavam desaparecendo. “Quatro anos atrás, essas técnicas eram aplicadas apenas em produtos de cama, mesa e banho. Como o valor agregado era baixo, as artesãs pararam de executar e de passar esse conhecimento para as próximas gerações”. Ele resolveu então criar algumas peças de roupa que incorporassem essas tradições. A demanda foi maior do que o esperado, e desde então, segue firme no propósito de capacitar costureiras e fazer uma marca de impacto social. Hoje a etiqueta emprega uma rede de 250 artesãs distribuídas por cinco cidades do sertão nordestino. 


E o perfil do Instituto postou essa descrição feita por Cascudo:


- A rendeira e suas rendas pertencem aos domínios etnográficos e aguardam um estudo sincero e limpo de sua atividade. Estudo de todos os elementos que constituem essa indústria, tradicional e doméstica, labor secular de freiras e de fidalgas, depois popularizado, determinando centros de atividade coletiva como nas nossas praias e em Portugal no Peniche. Sabemos que a renda é trabalhada em todas as classes sociais, pelas mãos ricas e pobres da moça brasileira. Certas famílias possuem o segredo de motivos mais impressionantes, não dando divulgação aos papelões que são os modelos seguidos. As rendeiras têm suas rainhas, espécies de abelha-mestra, levando para o túmulo o segredo de certos pormenores. Ao lado sobrevive o labirinto com suas aplicações.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias