Política

Bolsonaro pergunta: “Onde está G. Dias?”

20 ABR 2025

O ex‑presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou em seus stories no Instagram uma das imagens divulgadas pela CNN Brasil que mostram o general Gonçalves Dias no Palácio do Planalto no dia da invasão em 8 de janeiro de 2023, e lançou a provocação: “Onde está G. Dias?”.

O post reacende o debate sobre o papel do então ministro‑chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nos ataques à sede do Executivo. À época, as câmeras internas do Palácio registraram Dias, às 16h29, caminhando sozinho no terceiro andar, tentativas de abrir portas e, em seguida, já acompanhado por invasores, sugerindo que teria indicado a rota de saída de emergência ao grupo. Outros agentes do GSI também aparecem nos vídeos orientando invasores pelos corredores, enquanto câmeras de segurança, mobiliário e até um relógio Balthazar Martinot do século XVII eram depredados.

Demitido em 19 de abril de 2023 após a divulgação das imagens, Dias foi oficialmente substituído por Ricardo Cappelli e, no dia seguinte, foi convocado a depor à Polícia Federal. Desde então, não se sabe mais sobre suas atividades cotidianas.

Ao repostar as imagens e questionar o paradeiro do general, Bolsonaro sinaliza que o episódio dos ataques ao Planalto segue vivo no tabuleiro político, mantendo sob escrutínio a conduta de integrantes do governo no fatídico dia.


Autor(a): BZN



últimas notícias