Saúde

Aumento de casos de dengue em Natal: prefeito decreta situação de emergência

02 MAR 2024

Diante da epidemia de dengue no país e do aumento de casos notificados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus, o prefeito Álvaro Dias decretou situação de emergência na capital por 90 dias, podendo ser prorrogado, publicado em edição especial do Diário Oficial do Município neste sábado (2).


Monitoramentos realizados por agentes de saúde indicaram “áreas de adensamentos vetoriais” propícios para focos do mosquito diante de “condições ambientais que possibilitam a proliferação do vetores decorrentes das chuvas e variações de temperatura, como também uma grande possibilidade de criadouros dispersos pela cidade”.


O decreto justifica que vem sendo observado um “aumento exponencial por semanas consecutivas e o surgimento de áreas com formação de agregados de casos suspeitos principalmente nas regiões Norte I, e Oeste de Natal. Tais zonas representam 302.980 habitantes, bem como a necessidade de visitação em domicílios em nossa cidade”.


Com o decreto, a prefeitura vai intensificar ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, com “visitas domiciliares, ações educativas em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos, conselhos comunitários e pastorais com a promoção de dias “D” de Combate as Arboviroses, realizando a coleta de lixo regular, utilização de fumacê (UBV portátil e pesada), distribuindo repelentes para mulheres grávidas, ampliando os postos de vacinação contra a Dengue, preparando a rede municipal de assistência à saúde e sensibilizando e ampliando as equipes para digitação qualificada das notificações no município para as arboviroses”.

Autor(a): BZN



últimas notícias