15 ABR 2025
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15) o novo reajuste tarifário da Neoenergia Cosern, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica a 1,61 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios do Rio Grande do Norte. As novas tarifas passam a valer a partir do dia 22 de abril de 2025.
A revisão resultará em redução nas contas de luz, sendo considerada uma boa notícia para consumidores potiguares. Segundo a Aneel, os principais fatores que influenciaram a definição dos valores foram os custos com transporte de energia e os componentes financeiros definidos no último processo tarifário.
O efeito médio do reajuste varia entre os grupos de consumo. Para os consumidores atendidos em alta tensão — como indústrias —, a variação considera as classes A1 (acima de 230 kV), A2 (88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (2,3 a 25 kV). Já os consumidores em baixa tensão, como residências e pequenos comércios, estão incluídos nas classes B1 (residencial e baixa renda), B2 (rural), B3 (comercial, industrial, serviço público), e B4 (iluminação pública).
Autor(a): BZN