10 ABR 2025
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promoveu, nessa quarta-feira (9), uma audiência pública para debater a Campanha da Fraternidade 2025, que este ano traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. O evento foi realizado por iniciativa conjunta dos deputados Francisco do PT, Ubaldo Fernandes (PSDB), Divaneide Basílio (PT) e Hermano Morais (PV), reunindo representantes da Arquidiocese de Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Governo do Estado e da sociedade civil.
Abrindo os discursos, o deputado Francisco do PT destacou a relevância da temática ambiental no contexto da Campanha da Fraternidade. "A Ecologia foi um dos temas mais tratados pela Campanha da Fraternidade ao longo dos seus 61 anos de existência. Este ano, a temática ambiental é abordada outra vez, com o objetivo de promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra", enfatizou.
Após a exibição do vídeo oficial da campanha, o deputado Hermano Morais destacou a importância histórica da iniciativa. “A campanha surgiu há 61 anos, na comunidade rural de Timbó, município de Nísia Floresta, e nos enche de orgulho, porque ganhou o Brasil e o mundo e a cada ano se renova trazendo temas da maior relevância para a sociedade”, afirmou.
O arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, reforçou a necessidade de uma “conversão ecológica”. Segundo ele, o aumento da temperatura global e os desastres ambientais exigem uma mudança urgente de mentalidade. “É necessário que tomemos consciência dos graves problemas que estamos enfrentando, ouvindo o grito da Terra e dos povos. A Terra aumentou a sua temperatura, e isso traz consequência para todos nós”, pontuou.
A professora Zoraide Souza Pessoa, do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, apresentou a palestra “Ecologia integrada e capacidade adaptativa às mudanças climáticas em cidades do RN”. Ela defendeu uma abordagem multidisciplinar e destacou a importância de políticas públicas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, como chuvas intensas e estiagens prolongadas. A docente também mostrou seus estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, com relação às chuvas e estiagens, em regiões do RN, frisando que “para minimizar os impactos é essencial a utilização de políticas públicas”.
Para a deputada Divaneide Basílio, "é muito forte saber e sentir que o Parlamento tem uma responsabilidade social com as pessoas". Segundo ela, a Campanha da Fraternidade é Patrimônio Histórico, Cultural e Religioso do RN, “e a gente tem muito orgulho de ter apresentado essa lei, para garantir que ela seja também uma tarefa do nosso Estado. É muito gratificante saber que essa representação tão potente está aqui no Rio Grande do Norte”, acrescentou.
O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) reforçou que a igreja tem um papel muito importante na sociedade, principalmente no Brasil, já que a Campanha da Fraternidade nasceu aqui. “Todos os anos, na abertura da campanha, o Papa faz referência e envia mensagem aos brasileiros, saudando a todos nós. E a igreja tem chamado a atenção do Brasil, com relação ao nosso comportamento com o Meio Ambiente. Nesse contexto, o papel do Legislativo é muito relevante, porque nós somos a Casa do Povo", detalhou o parlamentar.
Autor(a): BZN
Pau dos Ferros: Carmelo Neto destaca legado de Bolsonaro no Nordeste durante enc
26 ABR 2025